Aechmea (do grego “aichme” que significa “lança”) é um género botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae, composto por mais de 140 espécies distribuídas do México até o sul da América do Sul. Muitas das espécies deste gênero são epífitas. As mais comuns no Brasil são (Aechmea fasciata), muito comercializada em floriculturas, (Aechmea ornata) e (Aechmea recurvata), todas representadas nessa página.
As espécies da família podem ser terrestres, epífitas ou rupícolas, com caules geralmente contraídos. O acompanhamento de rizomas horizontais ou estolões é característica de alguns gêneros e espécies. Existe assistência de longos estolões formando moitas com projeções de suas rosetas, dando um aspecto bem característico. As folhas podem apresentar espinhos. Apresenta brácteas rosadas ou vermelhas, e sua inflorescência se apresenta como uma haste (escapo), onde surgem pequenas flores roxas ou azuis. A inflorescência em Bromeliaceae é normalmente notável pelo colorido das flores e das brácteas. São terminais ou laterais, simples ou composta, organizadas em panícula, racemo ou capítulo. A inflorescência pode se apresentar séssil ou mais comumente ser sustentada por um eixo de origem caulinar, o escapo, parcial ou literalmente recoberto por bráctea, que são normalmente vistosas, brilhantes e coloridas.
A floração ocorre quando a planta está madura, o que pode variar dependendo das condições ambientais. Após a floração a planta morre, deixando brotos laterais que podem ser multiplicados.
Por divisão de touceira.
Beija-flores, principalmente.
Nativas das Américas. Muitas espécies são endêmicas do Brasil.